Bicentenário da Independência do Brasil vira quadrinhos pelo Instituto Ciência na Rua, online e de graça.

Por Samir Naliato para Universo HQ

A história da Independência do Brasil já foi contada e recontada em prosa, verso, no cinema, no teatro, na música e por toda sorte de meios e modos reais e virtuais. De forma imaginativa, em cores e numa volta ao passado, o Instituto Ciência na Rua está publicando Contra Tempo – Uma viagem de 200 anos.

O projeto em forma de quadrinhos é dedicado principalmente ao público infantojuvenil e terá 84 páginas, disponibilizadas no site do Ciência na Rua e no Tapas às segundas e sextas-feiras até o próximo mês de março, quando passará a ser segunda, quarta e sexta a partir de abril. A ideia é que a publicações dure até 2 de setembro, às vésperas da data oficial do Bicentenário da Independência do Brasil.

A idealizadora do projeto é a jornalista, pesquisadora e presidente do Instituto Ciência na Rua, Mariluce Moura, que reuniu João Paulo Garrido Pimenta, Professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP) – especializado em História da Independência do Brasil – e os autores Igor Marques (roteirista), Ana Cardoso (desenhista) e  (colorista).

Contra Tempo – Uma viagem de 200 anos embarca numa viagem histórica, partindo dos dias atuais para voltar ao passado e (re)contar a História da Independência do Brasil. A personagem central é uma mulher negra, jovem e estudante de história dos dias de hoje. A imaginária ‘cápsula do tempo’ a faz desembarcar em 1817, em plena Revolução de Pernambuco, passa por 1822, acompanha o centenário da Independência (1922), avança para 1972, ano do sesquicentenário e período mais duro da ditadura militar, em pleno governo do general Emílio Garrastazu Médici.

A proposta dessa iniciativa sobre o Bicentenário da Independência é fazer o leitor vivenciar a história de forma ativa junto com a personagem central, impulsionado pelas palavras, cores, desenhos e, principalmente, pelos detalhes de cada período histórico.

A previsão é ter a produção de um livro impresso após o ciclo das publicações online.

Fonte: Universo HQ