Afropresença estimula ações afirmativas no RH

Um evento para estimular mais ações afirmativas nas empresas para a inclusão de universitários negros no mercado de trabalho começa nesta terça-feira, dia 8, e vai até 10 de setembro, com programação gratuita que reúne aulas, oficinas de recursos humanos e painéis com universidades, empresas, agências de publicidade e escritórios de advocacia.

Idealizado e coordenado pelo Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP) e com realização da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), o Afro Presença 2021 tem o mote “Derrube muros, abrindo portas”, o evento será on-line e terá painéis de debate com grandes empresas, oficinas com dicas de consultorias de recrutamento e seleção, entre outras trilhas.

“Entendemos que os processos de seleção no campo profissional precisam ser revisitados. Há muito tempo já estamos em um cenário onde todas as lógicas excludentes precisam ser identificadas e eliminadas. A prática da diversidade deve se tornar algo automático nas organizações, que devem refletir a realidade demográfica do Brasil”, afirma Valdirene Silva de Assis, coordenadora do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários do MPT.

Entre os confirmados para a programação estão a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz e o cofundador do Instituto Brasileiro da Diversidade e ativista do movimento negro Hélio Santos. “É urgente que tenhamos mais pessoas negras dentro das empresas, ocupando cargos de liderança e participando nas tomadas de decisão” afirma Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

Página do evento: https://afropresenca.com.br/

Fonte: Valor Econômico